sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Qual o seu TOP FIVE de 2009?

A sétima pessoa é Fábio Gomes, Jornalista, que em 2009 criou um blog muito interessante chamado somdonorte.com.br que prioriza a divulgação dos artistas que produzem trabalho na Região Norte do Brasil. Então fala aí Fábio.

Eu não acredito mais numa "objetividade" que permita que eu aponte os "5 mais" do país; a lista é absolutamente pessoal. Este foi o ano em que eu mais ouvi músicos do Norte (o que levou à criação do blog www.somdonorte.com.br), logo é natural que eles predominem na lista.









- Josias Sobrinho (MA) - http://www.myspace.com/jsobrinho
O único que achei importante destacar de outra região, no caso o Nordeste. Josias fez um show em Porto Alegre inteiramente dedicado às canções do Bumba-Meu-Boi de São Luís; um espetáculo fabuloso.

- Juliana Sinimbú (PA) - http://www.myspace.com/julianasinimbu
Excelente cantora da nova geração, que atualmente finaliza as gravações de seu primeiro CD em Belém. Juliana tem um timbre maravilhoso, uma intuição musical única, e mesmo quando interpreta músicas conhecidas consegue lhes dar um frescor que as ouvimos como se fossem inéditas. Foi merecidamente uma das mais votadas na nossa enquete da Música do Ano, com "Nuvem" (Renato Torres - Ana Flor).

- Lia Sophia (PA) - www.liasophia.com.br
Lia é cantora e compositora de mão cheia. Lançou em junho de 2009 o CD Castelo de Luz, todo com inéditas dela própria, que será o Disco do Mês Som do Norte de janeiro. Além disso, já tem pronto para lançamento no começo de 2010 um novo disco, Amor Amor, com releituras de clássicos da música brega paraense, em arranjos modernos.

- Mini Box Lunar (AP) - http://www.youtube.com/user/miniboxlunar
Uma das maiores surpresas que tive no ano! Originais sob qualquer ângulo: repertório, postura no palco, arranjos... Coloquei o link do YouTube, porque acredito que, mais que uma banda para ouvir, Mini Box é banda para ouvir E ver.

- Trio Manari (PA) - http://www.myspace.com/triomanari
Pra quem não conhece, é um grupo só de percussão e voz, mas que trabalha a percussão de todas as formas possíveis e imagináveis, com variações de timbre e texturas sonoras fantásticas! Este ano vi dois shows completos e duas canjas do Trio Manari, e afirmo: é absolutamente imperdível.

E pra 2010, qual é a sua previsão mãe diná?

Mais que prever, eu espero sinceramente que 2010 seja o ano em que o preconceito com relação à música nortista acabe, ou ao menos diminua muito, graças a iniciativas como o Circuito Fora do Eixo, o Música para Baixar e o próprio Som do Norte; noto que vem aumentando o número de seguidores do blog e do nosso Twitter que não se declaram nortistas. Além dos artistas citados no TopFive, acredito que vamos ter boas surpresas com a banda Madame Saatan (PA), que vai gravar seu segundo CD, que também é o primeiro depois de ter se mudado para São Paulo; e com a cantora da nova geração Aíla Magalhães (também do Pará). Entre dezembro de 2008 e novembro de 2009, Aíla participou de 4 festivais competitivos e foi finalista em 3 deles, além de ter ficado em 4º lugar na enquete da Música do Ano com sua vibrante interpretação de "À Sua Maneira", de Felipe Cordeiro, outro nome que promete muito para 2010.

10 comentários:

  1. Fábio,

    O Pará tem mostrado uma grande variedade de bons artistas que aos poucos ganham o Brasil. Talentos que vão muito além dos já insuportáveis Calipso e Dejavú, que acredito seja o que de pior há na música paraense, mas de apelo fácil. Espero que os bons valores musicais do Pará e da Amazônia possam conquistar cada vez mais espaço na cena cultural brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Com certeza, a cultura brasileira vai muito além do apresentado pela mídia de massa. Felizmente a internet tem permitido furar o cerco, através de blogs como este do Vinicius, o teu Papo Pop, o meu Som do Norte e muitos outros mais.

    Agora, Vinicius, só um detalhe: eu não sou de Belém, e sim de Porto Alegre, RS.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Vinicius!
    Já repercuti os sete Top Fives já publicados no blog: http://somdonorte.blogspot.com/2010/01/na-rede-top-five-2009.html

    ResponderExcluir
  4. O Maranhão é uma terra de muitos compositores e muito poetas e me é particularmente orgulhoso destcar as letras e canções de Josias Sobrinho. E tem razão o crítico quando se encanta com a capacidade desse compositor de absorver o sentimento popular e transformá-lo em raro espetáculo de poesia e arte. Josias é 10 em 2010 e nos outros anos há muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. Josias Sobrinho, não somente como pessoa mas como artista é de uma riqueza ímpar, de uma sensibilidade, conhecimento popular (da sua região que por sinal é muito rica não só com o Bumba-meu boi mas tambem o tambor de mina, tambor de crioula etc.),é sábio nas letras que escreve e transmite a outra regiões de forma clara o seu meio e principio.
    Amo todas as suas músicas, incluindo entre outras terra de Noel que me tras muitas recordações felizes.
    Salve, salve sempre Josias .
    Ana Advincula - BH. MG.

    ResponderExcluir
  6. Que legal..ótimos comentários! Viva a música do Norte o/

    ResponderExcluir
  7. Olá Flávio!
    É realmente de admirar e de aplaudir a sua iniciativa.
    Afinal dificilmente se ve alguem de fora enaltecendo o que aqui se produz.
    Sou do Pará, mas também morei no Maranhão conheço Josias e seu trabalho é impar.
    Em Belém, Juliana é uma cantora de muito talento e garra. Aila também é maravilhosa.O Trio Manari nem se fala.
    Enfim, quero mesmo é te agradecer pela citação à todos como gente do Norte que produz e encanta.

    Um grande abraço amazônico

    ResponderExcluir
  8. Adorei!!!!!. Mesmo S.luis, sendo Nordeste, pois estamos geograficamente em cima do muro, obrigada e muitissima obrigada: Josias sobrinho é um grande talento. um grande abraço fatimatargino.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela sensibilidade musical. Sou um colecionador e amante da música e tenho acompanhado o trabalho de pessoas de vários cantos do Brasil.
    Eu também morei, por 12 maravilhosos anos, em São Luís (hoje moro em Brasília) e conheci todos os braçais da música maranhense.É de emocionar ver e ouvir a efervecëncia do Bumba-meu-boi sotaque da Ilha, o da Baixada maranhense, sotaque Pindaré e o de Zabumba, esses os meus preferidos. Mas também era emocionante ouvir os cantadores de "MPM" que eles chamavam de Música Popular do Maranhão. Entre eles o Josias, meu Amigo particular. Vale conferir, lá tem mesmo muita gente boa.
    Anotei as suas dicas e vou procurar esses cantadores do Pará, que eu ainda não conhecia.
    Mais uma vez parabéns pelo Blog.
    Abraço
    Renato Esteves

    ResponderExcluir