quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Maria Rita - Samba Meu


Pois é,

Segundo post e uma indicação de Samba de uma das moças que mais se destaca na nova geração do Samba; pelo menos pra mim que não mora no Rio e também não tenho tanto contato com o ritmo.

A região norte é palco de outros ritmos de massa como: Forró, Sertanejo Universitário, Boi, rock (que está crescendo) e os movimentos regionais de cada estado.

A indicação viria em um outro momento mas resolvi posta hoje por que tive a oportunidade de tocar um pouco de Chorinho com o Prof. Obedes que foi o meu professor durante o ensino médio e hoje é meu colega de trabalho (pra quem não sabe também sou professor do IFRR- Antigo CEFET). Antes da reunião pedagógica um pouco de chorinho pra tirar o stress. Eu tocando o violão nylon e ele no seu belo cavaquinho feito por um luthier (artesão) do Rio. Deu pra matar a saudades do tempo em que eu só precisa estudar e usava o tempo vago pra tocar no galpão de música do CEFET, lá conheci o pessoal da Módulo Alpha que no futuro se tornaria a SOMERO que todos nós conhecemos.

Agora que a indicação foi justificada, vamos continuar.

Maria Rita me supriendeu neste album por 2 motivos:
1- Não achei que o álbum caiu nos clichês do ritmo. O Cd tem músicas com personalidade forte e frases do tipo "Meu samba vai curar teu abandono" / "Meu samba é de bossa e não de grito".
2- O cd está com as frequências muito bem equilibradas. Sempre priorizando a voz doce da Filha de Elis Regina.

Ah, ela também teve durante sua carreira belas parcerias com Marcelo Camelo. É evidente também a mudança de visual do Primeiro Cd pra cá. Mais jovem e mais bela.

Curiosidades


A cantora já ganhou o Grammy latino em três categorias: revelação do ano, melhor disco de MPB e melhor canção brasileira. Além do Prêmio Abril de Jornalismo na Matéria "As Aparências Enganam" - Categoria Perfil Revista BIZZ, APCA (2003) Revelação e Prêmio Faz a Diferença, em 2004 na Categoria Música do Prêmio Multishow, em 2004 como Melhor Cantora do Prêmio TIM e em 2004 como Revelação e Melhor Cantora (Voto Popular). O terceiro álbum da filha da cantora Elis Regina com o pianista César Camargo Mariano, “Samba meu”, já vendeu mais de 100 mil cópias desde que foi lançado, em setembro de 2007.

Fique com a sugestão do blog:
- Num corpo só (Faixa 4) / Essa Música é bem dançante
- Cria (Faixa 5) / Rimas bem legais com raízes no choro
- Tá perdoado (Faixa 6) / Uma das músicas mais divulgadas. A música é boa
- Novo amor (Faixa 11)/ Harmonia linda, parecendo música usada pra embalar criança.

Artista da Warner Music, sem download gratuito (Ponto Negativo) :[

Até o próximo post.

Um comentário:

  1. Po vini, muito interessando tudo que vc destacou sobre Maria Rita, apesar de ser um apreciador desse tipo de samba, ainda não tive o prazer de conhecer o trabalho dela, talvez por rotolar com o fato de ser filha de Elis. Mas acredito que a partir de agora darei uma atenção maior, não só pelo fato de vc ta indicando [que já muita coisa, que eu sei que tu não da ponto sem nó] mas por simplismente tentar abrir meus horizontes, começar a pensar mais musicalmente, sei lá, tentar evoluir o som que faço, quem sabe uma tendencia nova, enfim, no mais dizer que adorei o blog, e ja sou frequentador de carteirinha...

    abs e felicidades!!!

    ResponderExcluir