terça-feira, 3 de agosto de 2010

VI FEST ROCK- 2ª noite

*Por Vinícius Tocantins / Foto: Gilvan Costa

A segunda noite do SESC Fest Rock chega com alguns rótulos de noite da nostalgia e a noite da quebradeira. A acústica parece dar uma trégua e ajuda a última noite.

O show do ARROTO DO SAPO começa, mas a sensação que fica é que não convenceu. O baterista teve uma atitude lamentável tentando quebrar a bateria no fim do show, que pra mim não deve ser seguida por uma banda que busca se profissinoalizar e que tem espírito de coletividade.

Depois dos imprevistos e da bateria recomposta entra no palco a SHEEP, com nova formação e cantando seus antigos sucessos. Apesar da boa apresentação, a banda ainda não emplacou sua volta e precisa de mais empenho na cena local por parte dos integrantes. Não posso deixar de falar do fim da show da banda. Depois de ARROTO DO SAPO tentar quebrar a bateria, Ramon quebrou sua guitarra stratocaster no melhor estilo Grunge/Rock.

O rock`n roll setentista desembarca no palco do evento trazendo muita diversão para público e fazendo todos dançarem com a banda DUST ROAD-AM. Os elementos soam super refinados e o show foi pegando corpo. O público pediu, e eles emplacaram uma apresentação mais longa. A banda que no passado se chamava CONTEXTO voltou à capital roraimense com vontade de fazer um show bonito, e conseguiu.

O público já estava aguardando o headline do Fest Rock quando a banda VELUDO BRANCO entra pra fazer seu show. A banda que mês passado representou Roraima e o coletivo Canoa Cultural no Festival Quebramar-AP trouxe um show performático no estilo Power Trio. Destaque para o baixo acústico de Mirocem Beltrão, lembrando os antigos shows de Jazz/Blues.

Tudo pronto para o último show do Festival, DADO VILLA LOBOS e TONI PLATÃO se preparam para subir ao palco, tempo suficiente para a equipe de WebTv do Canoa Cultural fazer uma pequena entrevista no camarim, era legal saber como estava a expectativa deles em fazer seu primeiro show na cidade de Boa Vista-RR. Ainda deu tempo pra Manoel Vilas Boas fazer uma pergunta apimentada: ¨Dado, como você enxerga essa questão do download gratuito, a pirataria na internet?¨. A resposta você só saberá no documentário que o Canoa lançará sobre o festival, mas posso adiantar que ele não ficou em cima do muro.

Perto de 1h da manhã, já na madrugada de domingo, DADO VILLA LOBOS entra com a responsabilidade de fechar a edição 2010 de Roraima SESC Fest Rock com chave de ouro. O show foi marcado por algumas músicas de seu trabalho autoral, mas foi dominado mesmo pelo velhos clássicos da LEGIÃO URBANA, momento de nostalgia total para o público presente. O show ainda me rendeu um momento rodie de Dado devido a alguns imprevistos do palco. Sem dúvida era nítido que todos adoraram ouvir as músicas que embalaram suas juventudes.

O VI Roraima SESC Fest Rock se encerra bem, com algumas questões de logística e produção que precisam ser reformuladas, mas que ainda sim conseguiu agradar o Público. O Processo de identidade do evento precisa ser redefinido, entre uma FESTA DE ROCK ou um FESTIVAL DE MÚSICA AUTORAL, o importante é evoluir.

6 comentários:

  1. ei cara ..tu faz o que mesmo.na real tu acha que fazer rock em roraima, no sesc ...no meio de tanta bosta , precisa convencer alguém.meu e-mail é arrotodosapo@hotmail.com
    Tu era o dono da bateria.
    tem algum problema com alcool.
    sabe o que estava acontecendo em cima do palco.
    era da produção do evento.
    agora realmente os critérios de inclusão, e o devido respeito com as bandas da cidade faltou mesmo.Um abraço e um beijo em todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Zé,

    Minha intenção na resenha é mostrar a minha visão do Festival e das bandas que vi. Eu estava em cima do palco.

    A confusão foi do seu baterista com o Paulo Henrique, um cara super gente boa, nunca vi ele fazendo confusão com ninguém.

    Pelo que entendi o baterista da tua banda entrou com um copo de cachaça, a equipe de som disse pros Rodies,¨tira esse copo de canhaça perto do microfones¨.

    Dai um Paulo pegou o copo do baterista e falou:
    ¨Eu vou tirar o copo daqui de perto dos microfones, quando terminar o show eu te devolvo¨. E ai no fim do show a confusão começou.

    Nessa brincadeira, o baterista furou a pele da caixa da bateria na maldade e de tabela quebrou um Microfone SHURE SM57 da equipe de som.

    O detalhe todo era que o ARROTO DO SAPO foi a primeira banda da noite, ou seja, foi a maior correria pra arranjar outra caixa e outro microfone. Eu achei isso uma falta de espírito de coletividade. Tinha outras bandas pra tocar. Foi isso que eu tentei transcrever na minha resenha.

    Agora vamos as respostas da tua pergunta:
    Quem sou eu: Vinicius Tocantins, pelo que sei nós
    nos conhecemos, faço parte do Coletivo Canoa Cultural. Tenho um respeiro bastante pela sua pessoa. Única banda que conheço em Roraima que toca PUNK. Mas a atitude feita neste Feste Rock não foi legal. Vc concorda? ah, Tbm não sou dono da bateria.

    Realmente fazer rock em Roraima é complicada, o movimento rock que começou no SESC Centro, não está mais lá a muito tempo. As bandas estão dispessas, não é mais a mesma coisa.

    Estou junto com vc quando diz:
    ¨agora realmente os critérios de inclusão, e o devido respeito com as bandas da cidade faltou mesmo.¨

    Várias bandas reclamaram, e parece que o processo não foi tão transparente assim. Já fiz minhas críticas para o Matheus (Coordenador do Fest Rock 2010).

    Não sei se os meus argumentos foram claros, mas desde já agradeço sua opinião. Mesmo não concordando comigo você me questionou de maneira civilizada.

    Abrçs e estou a disposição melhores exclaredimentos

    ResponderExcluir
  3. post bom é o que gera polêmica.
    Tô copiando os dois e fazendo só um, conforme combinamos.
    Ah, gostei da escrita.
    Abraços e continua escrevendo para que eu possa continuar replicando lá.

    Edgar Borges
    www.culturaderoraima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pois eh Edgar,

    E eu inocentemente achando que o post não seria polêmico :D

    Valeu pelos elogios Edgar o/

    ResponderExcluir
  5. cara ...isso é rock e o que vem junto com ele!!!
    Também acho que não deveria ter feito isso ...e mais isso...mas o que foi feito ta feito e como sempre...não me arrependo de nada!!!O lance da cachaça , é cachaça mesmo!!! Queria mais gente lá pra ver isso! Fiquei puto um dia antes de ver a 1ª banda entrar e ter 3??? sim 3 pessoas pra assistir( eu , O baterista e o roadie).Falta de respeito com as bandas .Aquele sabado nos seguraram até as 9 e meia , pra gente não tocar lá na Praça ....Tudo armadinho!!Queria ter tocado pra ninguem e fazer minha festa em outro lugar.A festa não foi feita pra gente.Como eu queria ter ido embora antes de ter dado aquela bosta.O baterista ta ainda todo dolorido , vi a Ana sair com a mão torcida pra trás pela segurança e nem dava pra fazer nada.Mas rock é tudo isso e o que vem junto!!!Pitty dia 04 de setembro, vamos armar uma bancada e tocar no mesmo dia la na frente.....kkkkkkk! Falou

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Zé,

    O Rock precisa criar alternativas!

    A minha crítica foi por uma situação específica, criada dentro do Fest Rock edição 2010. Acho sim que as bandas devem se organizar e evoluir, fazendo eventos bacana, agregando mais pessoas e no final de tudo trazendo mais diversão para os boavistenses.

    Já tinha conversado com o Stalen da Iekuana sobre isso. Não percam o pique, façam mais show, tentem gravar uma demo, procurem circular.

    Eu torço bastante pela musica de Roraima, acho que aqui temos um grande potencial. Só falta mesmo as bandas pararem de fazer brigas ou fofocas e começarem a trabalhar, se divulgar, construir materiais atrativos e por ai vai.

    Me avise quando esse show for rodar que eu quero prestigiar.

    Sucesso.

    ResponderExcluir